terça-feira, 7 de agosto de 2012

Profissional promove a inclusão digital.

Matéria do Jornal Diário do Nordeste - 06/08/2012

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1167256

Com forte demanda, instrutores dão aulas particulares sobre uso de equipamentos e novas tecnologias

Enviar um e-mail, acessar o Facebook e atender uma ligação em um smartphone podem parecer tarefas simples para a maioria das pessoas, mas, para quem não está familiarizado com o mundo digital, estas ações básicas tornam-se complexas e acabam dificultando bastante a vida nos dias de hoje. No entanto, muitos ainda desconhecem a existência de um profissional capaz de resolver estes problemas de forma cômoda e eficiente: o chamado "personal trainer" de informática.
Assim como o especialista em educação física, o "treinador" de informática dá aulas particulares nas próprias residências dos alunos - uma mão na roda para aqueles que não têm tempo ou disposição para encarar os cursos tradicionais da área. Entretanto, ao invés de exercícios de aeróbica e musculação, o conteúdo das aulas está relacionado ao universo virtual.

Mônica Gadelha e sua aluna Maria do Carmo, que vê o serviço do "personal trainer" de informática como essencial para as pessoas da terceira idade FOTO: VIVIANE PINHEIRO


Segundo a cearense Mônica Gadelha, personal trainer de informática há mais de 15 anos, o programa das aulas é elaborado de acordo com a demanda de cada aluno. Entre os temas mais requisitados estão o funcionamento de ferramentas de edição de texto, a instalação de softwares no computador e, claro, o acesso à web. "A procura maior é pela internet. Eles querem saber como se utiliza o Facebook, o e-mail, e também como se manuseia o celular", explica Mônica.

Alta demanda

Segundo a profissional, a grande maioria dos vinte alunos que atende hoje é formada por pessoas da terceira idade, muitos aposentados, que desejam se atualizar sobre as novidades do mundo da tecnologia.

De acordo com Mônica, o interesse desse público cresceu significativamente nos últimos anos, e foi motivado, em grande parte, pelo sentimento de exclusão digital presente nos que possuem mais de 50 anos de idade. "Muitos dos alunos ficam com vergonha porque seus netos sabem usar essas ferramentas e eles não. Eles se sentem inferiores a essa nova geração", conta a personal trainer de informática.

Uma de suas alunas, a aposentada Maria do Carmo Libério Cavalcante, de 67 anos, conta que, mesmo longe do trabalho, ainda utiliza ferramentas de informática no dia a dia e, por isso, decidiu procurar a personal trainer.

"Eu já tinha uma iniciação em informática, mas precisava de mais uma orientação na parte de digitação, de recursos do [Microsoft] Word. Apesar de ser aposentada, às vezes preciso redigir um texto ou uma planilha de despesas", afirma a usuária Maria do Carmo.

Segundo a aluna, que é orientada por Mônica há cerca de três meses, assistir às aulas particulares de um personal trainer pode ser mais vantajoso do que os cursos comuns. "A praticidade e o comodismo são dois atrativos. Além disso, é melhor ter as aulas no meu computador, no meu aparelho, do que em um curso com equipamentos diferentes", destaca a aposentada.

Maria do Carmo afirma que pretende seguir com o treinamento, pelo menos, até o fim do ano, e vai utilizar este período para tirar mais algumas dúvidas sobre a informática em geral. "Esse serviço é muito importante, principalmente para pessoas da terceira idade. Nessas tecnologias novas, nós temos mais dificuldade que os mais jovens, então é essencial", enfatiza.

Consultoria
Além do público da terceira idade, Mônica Gadelha também atende empresas interessadas em oferecer treinamento aos funcionários. As aulas nesses ambientes geralmente incluem fundamentos de programas de elaboração de planilhas eletrônicas e softwares de gerenciamento empresarial.

A personal trainer de informática também presta serviços de consultoria sobre aparelhos eletrônicos em geral, tanto na hora da compra do equipamento como no manuseio.

"Os aparelhos mudaram muito. Hoje tem celulares melhores, tem os tablets. Mas alguns alunos têm muito medo de apertar alguma coisa e ´explodir´ o equipamento. Então, a gente incentiva para que eles aprendam a usar. É só uma questão de querer", diz Mônica Gadelha. 

Um comentário:

  1. Com o surgimento desse novo profissional no mercado, muitas pessoas, a maioria da terceira idade, terão a chance de aprender sobre esse novo mundo digital,inclusive das novas tecnologias que estão aparacendo constantemente. Essas pessoas precisam de uma orientação profissional, ate mesmo para engajar-se no mercado de trabalho, muitas não acompanham essa evolução e acabam ficando para trás e perdendo oportunidades. Com a ajuda e o incentivo do personal trainer, com certeza o aprendizado vai ser bem produtivo para todos.

    ResponderExcluir